Confira

Esse blog é parte integrante do site:
http://worldcupfifa.tripod.com

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Libertadores 1988 - Polêmicas no Brasileirão 1987 atrapalharam tudo... O Guarani salvou a pátria do Brasil, mas não muito!

O Brasileiro de 1987 que definia as duas vagas para a Libertadores foi demais conturbado. Eram dois módulos... Verde (Copa União) disputado pelos clubes filiado ao Clube dos 13 e Amarelo, disputado pelas demais equipes. Os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam num quadrangular final. Flamengo (Campeão) e Interncional de Porto Alegre (Vice) venceram o Módulo Verde. Sport Recife (Campeão) e Guarani (Vice) venceram o Módulo Amarelo. Alegando que disputaram o torneio com as melhores equipes do país, Flamengo e Internacional se recusaram a jogar o quadrangular. Em represália, a CBF declarou Sport Recife e Guarani respectivamente Campeão e Vice do Brasileiro 1987 e nomeou-lhes representantes brasileiros na Libertadores.



O Sport Recife seguiu os passos do Náutico vinte anos antes e se tornou o segundo pernambucano a jogar a Taça Libertadores. Porém não fez nada de mais e caiu na primeira fase diante do Guarani e dos peruanos. Disputou 6 jogos, venceu 2, empatou 1 e perdeu 3. Marcou 7 gols e sofreu 6.

O Leão da Ilha teve a seguinte campanha:

Primeira Fase:

2 de Julho de 1988 - Recife, Pernambuco - Sport Recife 0x1 Guarani (BRA)
18 de Julho de 1988 - Lima, Peru - Sport Recife 0x1 Universitário (PER)
22 de Julho de 1988 - Lima, Peru - Sport Recife 1x0 Alianza (PER)
3 de Agosto de 1988 - Campinas, São Paulo - Sport Recife 1x4 Guarani (BRA)
16 de Agosto de 1988 - Recife, Pernambuco - Sport Recife 5x0 Alianza (PER)
23 de Agosto de 1988 - Recife, Pernambuco - Sport Recife 0x0 Universitário (PER)



Desde 1984 quando o Grêmio chegou às Finais e o Flamengo à Fase semifinal que os Brasileiros só caíam na primeira fase... 1985, 1986 e 1987 passaram em branco... coube ao Guarani salvar a pátria e passar da primeira fase. Caiu na segunda fase é verdade mas fez uma campanha boa afinal. Foram 8 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. O Guarani marcou 10 gols e sofreu 7.

Eis a campanha do Guarani:

Primeira Fase:

2 de Julho de 1988 - Recife, Pernambuco - Guarani 1x0 Sport Recife (BRA)
8 de Julho de 1988 - Lima, Peru - Guarani 1x2 Alianza (PER)
12 de Julho de 1988 - Lima, Peru - Guarani 1x1 Universitário (PER)
3 de Agosto de 1988 - Campinas, São Paulo - Guarani 4x1 Sport Recife (BRA)
19 de Agosto de 1988 - Campinas, São Paulo - Guarani 1x0 Alianza (PER)
26 de Agosto de 1988 - Campinas, São Paulo - Guarani 1x1 Universitário (PER)

Segunda Fase:

7 de Setembro de 1988 - Buenos Aires, Argentina - Guarani 1x1 San Lorenzo (ARG)
14 de Setembro de 1988 - Campinas, São Paulo - Guarani 0x1 San Lorenzo (ARG)

29 comentários:

  1. Em 1986 o Campeonato Brasileiro serie ´´A`` foi organizado com 32 Clubes participantes, o Campeão foi o São Paulo, e o Guarany foi o Vice Campeão, o Sport Club do Recife ficou em 28° Lugar e o Botafogo em 32°, sendo assim o regulamento previa que na edição do ano seguinte, o Campeonato Brasileiro de 1987 fosse realizado com 32 Clubes, mas o Clube dos 13 foi formado para desafiar a autoridade da CBF, e criar um torneio equivalente a serie´´A`` com 16 Clubes. Daí foram convocados para participarem os seguintes times: São Paulo,Santos,Corinthians,Palmeiras,Flamengo, Vasco da Gama,Fluminense,Botafogo,Cruzeiro, Atletico Mineiro,Gremio,Internacional,Bahia,Goiás,Santa Cruz e Coritiba. Sendo assim Clubes como Guarany que tinha sido Vice Campeão foi excluido, e o Botafogo que foi o ultimo colocado da Competição foi convidado, o que não faz o minimo sentido! Como pode excluir-se o Vice Campeão e Incluir o Laterna da edição anterior? o Sport ficou em 28° e não foi convidado para a Copa União, e o Botafogo em 32° foi, o que prova a falta de critério do Clube dos 13 com relação a responsabilidade de se organizar um torneio!

    Em 1987 a Copa União organizada pelo Clube dos 13 que tinha 16 Clubes participantes foi iniciada, a CBF viu que diversos Clubes foram injustamente excluídos da competição, sendo assim ela informou ao Clube dos 13 que a Copa União seria chamada de Modulo Verde e ela reuniria os outros 16 Clubes que foram convocados para participar do Modulo Amarelo! o Campeonato deveria ser de 32 clubes, mas o Clube dos 13 reuniu 16 em uma chave, que eram os 16 mais fortes, a culpa disso foi do clube dos 13 que decidiu criar uma chave mais forte, o que não faz com que a chave paralela chamada módulo Amarelo tenha sido excluida, pois de fato os 16 clubes que disputavam o módulo amarelo deveriam participar da serie ´´A`` de 1987! sendo assim a CBF fez o que tinha que fazer. Decretou que no final haveria um quadrangular com os 2 primeiro de cada chave para decidir o Campeão e o Vice! O Clube dos 13 aceitou! Porém no final do campeonato o Flamengo e o Internacional rejeitaram a disputa do Quadrangular Final, sendo assim o Sport jogou contra o Guarany e o Sport foi Campeão e o Guarany Vice Campeão! e Ambos foram para a Copa Libertadores da América em 1988!

    O Sport ficou em 3° lugar na fase de grupos e não foi para as eliminatórias, o que é normal, pois grandes clubes do futebol brasileiro já foram eliminados também na primeira fase! o Brasil não passou vergonha nenhuma na Libertadores de 1988, a eliminação de um Clube Brasileiro na primeira fase da Copa Libertadores é algo comum e que acontece frequentemente!

    Em vista disso conclui-se que não há polemica sobre 1987! o Sport foi Campeão merecidamente e o Guarany Vice Campeão Merecidamente, assim ambos conquistaram a vaga para a Copa Libertadores de 1988 merecidamente, e Não houve nenhum vexame para o Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao esquecer, que a própria CBF foi quem deu inicio a confusão, desistiu de organizar o campeonato de 1987 e depois continuou criando confusão, tentou impor a autoridade já perdida e de arbitrária, continuou decidindo tudo sem critério e sem respaldo na. FIFA

      Excluir
  2. Vamos corrigir o monte de asneiras escritas pelo "anônimo pernambucano". O Clube dos 13 não foi formado para "desafiar a CBF". Foi formado porque o campeonato brasileiro era deficitário. Os clubes de maior investimento e maiores torcidas do Brasil(nem se compara!)São Paulo,Santos,Corinthians,Palmeiras,Flamengo, Vasco da Gama,Fluminense,Botafogo,Cruzeiro, Atlético,Gremio,Internacional,Bahia,Goiás,Santa Cruz e Coritiba. E o resto? o anônimo pernambucano só falou de Guarany e Sport!!!!!
    Naquele campeonato de 1986 o Botafogo foi mal. Mas deixar de fora o Botafogo!?!? Sem dúvida ele é muito mais tradicional e representativo que Guarany e Sport juntos! Convidaram o Santa porque naquela época, o Santa era infinitamente melhor que o Sport. Poderia ser o Sport o convidado, o que não faria a menor diferença pois nenhum dos dois teria condições de ser campeão no "Módulo Verde". E Guarany ! tá de sacanagem! esse time só tem torcida em Campinas.Formou um grande time 1978 e só. Nunca foi Campeão paulista. Definitivamente não é de 1ª grandeza no Brasil.
    O clube dos 13 NÃO "aceitou" o cruzamento que foi imposto pela CBF. Isto é mentira! Essa farsa foi imposta quando o Campeonato já se aproximava do final.
    O futebol brasileiro foi punido quando a CBF não mandou o Flamengo e o Inter para Libertadores. Esta foi a forma da CBF anular a influência do Clube dos 13. A CBF teve que impor punição para não perder a supremacia que necessita ter no futebol brasileiro. Definitivamente foi uma questão política e NÃO técnica.
    Em vista disso, conclui-se que a polêmica continua! Uma sábia decisão é declarar os dois campeões de 1987, embora todos saibamos que o tal "Módulo Verde" foi a 1ª Divisão do futebol brasileiro e o "Módulo Amarelo a 2ª divisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que está mentindo. O cruzamento sempre foi previsto, o clube dos 13 queria que decidisse as vagas na libertadores e a CBF, o título do brasileiro. O regulamento foi assinado no início do torneio, em setembro, e não no final.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu tenho certeza absoluta que se naquele ano o Flamengo e o Internacional jogassem com o Sport e o Guarany, não é o Guarany de hoje que é um merdinha, era o de 1987, o Sport seria mesmo campeão e o vice seria o Guarany, sabe porque naquela época não tinha melhor time que estes dois, só tinha pernas de pau. E quem jogou a libertadores foram SPORT E GUARANY, portanto só quem disputa, a libertadores dos anos seguintes, os campeões dos campeonatos nacionais de cada país latino sul americano e alguns convidados centrais, os representantes legais brasileiros foram SPORT e GUARANY e fim de papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta maluco, zé. O Inter até concordo, más o Flamengo tava arregaçando tudo que vinha pela frente; sem contar que o Bebeto tava inspirado demais e na fase final marcava um todo jogo. Faça o seguinte: veja no papel a equipe do Flamengo da época, e compare com a do esporte. Meu, não tinha nenhuma chance. Sou São Paulino, más em 87 não tinha time melhor que o Flamengo no Brasil

      Excluir
    2. Idiota. fala merda.

      Excluir
    3. Acabou o argumento e o Anônimo partiu para ofensas pessoais... Típico

      Excluir
    4. concordo. o flamengo não venceria o sport nem fudendo. o time do sport era muito bom. acho que o Marcio Braga percebeu isso e determinou que o flamengo não entrasse em campo.

      Excluir
    5. Pelo visto nem o advento da internet é suficiente para demonstrar toda superioridade do Flamengo de 87 em relação aos demais times por ter sido o campeão ejogando contracontra os melhores e mais tradicionais times do Brasil, já os do módulo amarelo poderiam sim se compararem a (Segunda divisão ) nem se compara a seleção que o Flamengo tinha em 1987.
      Vamos ser mais diretos e falar do plantel do Flamengo, pra começar vou ressaltar que o Flamengo tinha em 1987 4 jogadores que foram campeões do mundo com a seleção em 1994 Jorginho, Leonardo, Zinho e Bebeto, só por aqui já acaba a discussão de qual time era melhor. Querem mais? Então toma, tínhamos o semi-"deus" Zico! Já passamos da fase da humilhação né! O quê? Querem maaaaiiisssss? "Eita p...." Renato Gaúcho em incrível fase!
      Só para não ser exclusivo vou terminar o massacre, tínhamos ainda Leandro que foi ótimo jogador, Andrade que era muito técnico, Zé carlos no gol, Edinho e Ailton...
      É! Acho que isso encerra a discussão! Se ainda quiserem buscar argumentos vagos fiquem a vontade mas busquem pelo vídeo do Zico no YouTube falando quem obviamente foi o campeão...

      Excluir
    6. HahahahahahahahahahahahahahahahhhhhhhhhahhahahahahahaahhahahahahahahahahahaSport seria mesmo campeão e o vice seria o Guarany, sabe porque naquela época não tinha melhor time que estes dois, hahahhhahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

      Excluir
  4. quem fala que o guarani ou esporte ganharia não entende nada de futebol o flamengo daquela época era imbatível!!! e o Internacional também!!!

    ResponderExcluir
  5. Falar que em 1987 o Sport e Guarani eram melhores que os jogadores base da seleção de 86 é brincaderia viu.
    Flamengo tinha a maioria dos jogadores das duas maiores seleções de todos os tempos do mundo. A de 82 e 86.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o sport venceu o time pica do flamengo em 82. foi necessário o apito amigo para o flamengo se classificar. em 87 o sport iria vencer novamente o time pica do flamengo.Que argumento mais imbecil!

      Excluir
    2. E o sport venceu o time pica do flamengo em 82. foi necessário o apito amigo para o flamengo se classificar. em 87 o sport iria vencer novamente o time pica do flamengo.Que argumento mais imbecil!

      Excluir
  6. A questão é simples... Se o Flamengo e o Internacional eram "infinitamente" melhores que os do Sport e Guarany, pq ganharam o Módulo Verde! Pq eles não jogaram o quadrangular final?
    Ao se negar a jogar, eles assumiram as responsabilidades e as as consequências sobre seus atos!! Podiam ter jogado e ganho... Se não jogaram, perderam por W.O. e acabou o assunto!! Sport Recife Campeão de 1987!!

    ResponderExcluir
  7. Quem joga libertadores é o campeão do ano anterior! acabou! 87 é nosso! a taça ta aqui! A justiça já definiu que é nosso! Se por questão "moral" acham que é do flamengo! posso fazer nada!

    ResponderExcluir
  8. Shhhhh...Não conseguem mais mudar a história. A Libertadores 1988 responde qualquer duvida. PONTO E FATO!

    ResponderExcluir
  9. Shhhhh...Não conseguem mais mudar a história. A Libertadores 1988 responde qualquer duvida. PONTO E FATO!

    ResponderExcluir
  10. Os caras são tão fanáticos que ficam segos... o Sport ganhou a série b e o fla a série a. Se fla e inter jogasse contra sport e guarani seria um massacre!

    ResponderExcluir
  11. Os caras são tão fanáticos que ficam segos... o Sport ganhou a série b e o fla a série a. Se fla e inter jogasse contra sport e guarani seria um massacre!

    ResponderExcluir
  12. Vamos encerrar este assunto. O Fla recorreu de todos os meio. Meios aquáticos, terrestres, aéreos. Mas, o supremo federal, não foi o estadual,nem municipal decretou oficialmente o SPORT campeão brasileiro de 1987. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. O Flamengo é o campeão da série A, o Sport da série B, aonde já se viu aceitar uma coisa dessa? Só ganharam dos fracos e querem ser campeões contra quem só ganhou dos maiores, e até aquela final deles contra o Guarani foi uma vergonha, pesquisem sobre aquela polêmica final e vejam que o Sport foi tentado a ser ajudado até naquilo, claramente quem queria o Sport como campeão eram os grandes rivais do Flamengo. Abraços Octa campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um bom livro de história. Fla campeão de 87 fácil!

      Excluir
  14. Como que o sport foi campeão brasileiro de 1987 se foi rebaixado em 1986? hahaha

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986

    ResponderExcluir